top of page

O Processamento Visual - Avaliação para Crianças em Alfabetização

Entender o processamento visual proporciona aos professores, um olhar diferenciado às crianças com problemas de aprendizagem. Quanto mais cedo o professor detectar dificuldades relacionadas às habilidades visuais, mais fácil será realizar o diagnóstico e as intervenções necessárias.


Sabendo da importância da visão entre as várias funções cognitivas e processamentos, interpretar se a criança está conseguindo desenvolver as habilidades visuais dentro do processo do aprendizado da leitura e da escrita, no seu processo de maturação neurológica, são de suma importância para o professor sinalizar e compreender o processo de aprendizagem da criança pela via visual.



Este livro vem contribuir com informações sobre o processamento visual, trazendo um instrumento para rastrear as habilidades visuais presentes nesse processo, que podem estar influenciando o ensino-aprendizagem de crianças, principalmente na alfabetização. A autora, formada em Pedagogia, Psicopedagogia e Mestra em educação, com vasta experiência e sala de aula, traz atividades de intervenções que poderão ser usadas pedagógica e terapeuticamente. Os exercícios do instrumento norteiam as ações didáticas, contribuindo para que o professor desenvolva tais ações em sala de aula.


O professor poderá ter um olhar diferenciado e perceber dificuldades, antecipando o diagnóstico. Assim, poderá alertar os pais e responsáveis para que encaminhem a criança a profissionais especializados na superação de tais dificuldades.


Andrea A. M. Motta

Fonoaudióloga Especializada em Neuroaprendizagem, Aprimoramento e Aprofundamento em Avaliação e Terapia do Processamento Auditivo.


bottom of page